11 de março de 2021

TÉCNICAS PARA SETORIZAR COZINHA

Por administrador

A funcionalidade em ambientes é um grande desafio, e nas cozinhas esse problema torna-se mais do que evidente. Pensando nisso a MyBox explica neste post a técnica de setorização, que visa aplicar a funcionalidade em diversas partes da cozinha.

 

A setorização de ambientes é uma das técnicas mais utilizadas no mundo do planejamento de ambientes, e para aqueles que buscam aplicar mais praticidade nas atividades cotidianas. A setorização leva em consideração a realidade diária da pessoa, para que possa adaptar o seu estilo de vida a sua rotina e afazeres. Por meio dela é possível entregar mais ergonomia ao recinto, e deixá-lo mais adaptável as atividades repetitivas de uma cozinha.

 

Um dos primeiros passos a serem considerados na hora de aplicar a setorização na cozinha é realizar um planejamento de como é a sua rotina, suas preferências, costumes no preparo de refeições, limpeza de utensílios, entre outros. Tudo isso influencia no resultado perfeito na realização de tarefas.

 

Trazemos aqui um modelo de setorização de uso em uma cozinha, para que você possa se basear e adaptar de acordo as suas necessidades:

 

Segmentamos a cozinha em três partes vitais: Superior (raramente utilizada), Central (onde devem permanecer os utensílios e itens usados constantemente) e a parte Inferior (utilizada com uma frequência mais baixa do que a Central, mas não menos importante)

Segmentamos a cozinha em três partes vitais: Superior (raramente utilizada), Central (onde devem permanecer os utensílios e itens usados constantemente) e a parte Inferior (utilizada com uma frequência mais baixa do que a Central, mas não menos importante)

 

Podemos também dividir a cozinha em cinco setores que podem estar sendo otimizados, são eles:

 

Despensa

A despensa é muito utilizada no mantimento de alimentos de forma mais adequada e categórica, nessa região sempre busque se atentar a facilidade de acesso. Adicionar gaveteiros com total extensão auxiliam em trazer os itens até você sem muito esforço, ideal para um público mais idoso.

 

Armazenagem

Neste espaço podemos estar adicionando os talheres, louças e copos. Essa área é recomendada estar próxima a Área de Limpeza, pois facilita a utilização da lava-louças. Para um melhor acesso das louças, as portas de armário com elevação, permitem o acesso confortável.  Esse modelo com elevação automática (basculantes) é uma maneira segura para o usuário, pois permite que ele esteja com as mãos livres para pegar o objeto sem grandes dificuldades.

 

Área de Limpeza

É nessa parte que fica localizada a pia e lava-louças, procure sempre utilizar armários abaixo da pia, preferencialmente com portas (de giro ou basculantes), o que facilita o armazenamento dos produtos de limpeza, deixando ao alcance das mãos.

 

Preparo de Refeições

Essa é a parte central da cozinha, e conta com bancada ampla, onde todos os utensílios de preparo de refeições podem estar sempre próximos. Criar extensões em gavetas ou nichos auxiliam nessa disposição de utensílios de forma organizada.

 

Área de Cozinhar/Assar

Aqui encontramos o fogão e forno, com as gavetas podemos estar adicionando de forma organizada panelas e frigideiras com suas respectivas tampas, além de ser ideal para formas e assadeiras, pois se encontram perto do forno.

 

Apostar em divisões internas é um ótimo recurso para manter a organização nas gavetas e nichos e assim podemos organizar diversos itens, como: talheres, mantimentos, panelas e suas respectivas tampas, lixeiras e armazenar produtos de limpeza.

 

Viu como pode ser simples e organizado aplicar a técnica de setorização de ambientes? Pronto para aplicar essa técnica em sua cozinha?

A MyBox pode te ajudar! Veja a loja mais próxima de você através do link abaixo:

 

https://www.myboxmarcenaria.com.br/lojas